September 23, 2020

Hegel

 


A FE é uma viagem intelectual onde Hegel nos agarra na mão e leva desde a superfície até às águas mais profundas. Não é uma obra que diz, 'isto é assim e deve ser visto e pensado desta maneira'. é mais uma obra à maneira do Discurso do Método de Descartes que diz, 'não me cabe a mim dizer o que devem pensar e como, mas vou-vos mostrar como eu pensei e o que pensei e quem quiser fazer comigo este percurso intelectual, faça e se estiver de acordo comigo e quiser segui-lo, pois siga-o'. A FE é um bocadinho assim: a viagem intelectual de Hegel, passo a passo, pelos conceitos da metafísica. E como é escrito dessa maneira, é uma espécie de policial, onde vamos progredindo com pistas. É giro de ler.

 Ele é mestre em encontrar as contradições dos processos e dos sistemas que nos levam às tais águas profundas e, às vezes, às aporias dos sistemas. Mas ainda vou muito no início, no prefácio (li a introdução do tradutor que é muito esclarecedora), porque ele diz que não faz sentido uma obra de filosofia ter um prefácio mas depois escreve um prefácio enorme. A vantagem deste prefácio é a de ter sido escrito no fim da obra e, portanto, dar-nos uma visão coerente do que aí vem. 

A fenomenologia é como que uma medicina da realidade. Assim como um médico explica o a aparência e sintomas da pessoa a partir dos orgãos e processos sistémicos do corpo, também a fenomenologia explica os fenómenos como nos aparecem, passe a redundância, a partir dos processos e sistemas da realidade, o que implica em si mesmo uma análise, da coisa e do processo de conhecer a coisa.

No comments:

Post a Comment