September 02, 2020

Fátima, parte II, versão patetinha

 


Temos que anunciar ao mundo que aqui em Portugal descobrimos como erradicar o 'radicalismo violento', como criar cidadãos democráticos que não roubam não estragam e não andam à pancada. 

Milhares de anos a tentar perceber a natureza humana, a natureza da violência, do fanatismo, do dogmatismo cego e do crime, e esta senhora juntamente com o evangelista viram a virgem em cima da azinheira e anunciam a boa nova: vão transformar os alunos em anjos, cidadãos do mundo novo, que não roubam, não estragam, não têm violência. É a disciplina divina e mágica que transforma pessoas em anjos.

Isto é melhor que descobrir petróleo e ouro duma só vez. Vamos ser o farol do mundo.

Isto lembra-me a minha prof. de filosofia do liceu em 1975, esse ano do PREC, que em vez de dar filosofia, se punha com um ar de virgem iluminada a falar de como o comunismo era a resposta do mundo e de como íamos viver todos felizes e em Portugal nunca mais haveria opressão, pobreza e ditaduras porque os comunistas eram puros e iam cuidar do povo e libertar os ofendidos e humilhados, como eles gostavam de dizer.

A sério que anda estamos no PREC e ainda acreditamos no Pai Natal do Engels? Livrem-me de engenheiros sociais. 


Cidadania e Desenvolvimento: onde os alunos aprendem a “não roubar, não estragar, não andar à pancada”


Dos direitos humanos aos dos animais, passando pela educação sexual, rodoviária e ambiental, a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento foi criada em 2018/19 para preparar “cidadãos democráticos” e prevenir “radicalismos violentos”.


No comments:

Post a Comment