January 28, 2020

Políticas educativas? Para quê? Venham daí as novelas




Filinto Lima é fã de uma série que passa na TV e que lhe faz recordar os tempos da sua juventude, por certo. Declara logo ali que devia ser conteúdo de aulas... porquê introduzir a Sophia no programa, porque dar a História pelos historiadores, se podemos ver novelas?
É isto a política educativa portuguesa: cada um que tem uns 'gostos' ou um fetiche por uma pedagogia ou umas ideias de café sobre o que 'é giro', usa o seu poder para fazer uma reformazinha curricular à medida das suas preferências... há muito diretores que impõem nas escolas os seus gostos pessoais... assim não vamos lá.

E é esta riqueza ímpar de informação, para os mais jovens perdida no século XIX, que a coloca no patamar de série de culto, com conteúdos que merecem ser explorados nas escolas, de forma interdisciplinar, nas aulas de História, Português, Educação Visual, Educação Tecnológica, Educação para a Cidadania, entre outras, porque permitem alavancar conhecimentos transversais, essenciais na descoberta da nossa identidade nacional, do sentido que é ser português, propiciando aprendizagens significativas e cativantes.

Confesso fã da série, (Filinto Lima)

No comments:

Post a Comment