January 26, 2020

Fazer turismo em Lisboa




Hoje resolvi ir ao Convento de S. Vicente de Fora onde não ia há mais de 20 anos. Está muito diferente. Para melhor. Entretanto, um dos claustros parece um matagal.


Não subi às torres da Igreja porque estampei-me na terça-feira e tenho a perna esquerda num caos de hematomas e inchaços e para chegar ao convento é preciso andar por aquelas ruelas íngremes da Graça que são piores que o Quebra-Costas de Coimbra - agora me lembro porque fazia tanto tempo que não ia ali para os lados de Santa Engrácia... enfim, o convento tem exposto o tesouro, que é riquíssimo nas custódias e pratas. Paramentos também tem alguns e adornos dos cardeais. Aliás, foi lá que vi este saturnino de cardeal no meio de vestimentas todas de brocado de seda e damasco, debruadas a fio de ouro, como o chapéu. Nem a casa Prada produz tamanha riqueza cardinalícia. Uma vaidade própria de reis, aquelas roupas todas de veludo, seda, brocado e ouro, no meio do povo pobre da época...



 Na.capela ao lado do panteão dos bispos e cardeais andamos em cima de pequenas urnas com o coração e vísceras de vários reis. Uns têm a pedra já tão gasta que não se consegue ler as letras. Não estas:


Depois fui ao Panteão, já que estava ali perto, olhar aquela cúpula lindíssima.
Não sabia que o Humberto Deladado estava no Panteão. Se já é duvidoso que a Amália e o Eursébio estejam lá na companhia do Garret, do Camões, do Teóphilo, etc., o Humberto Delgado é chocante... então diz lá no túmulo que foi porque foi candidato às eleições e deu a vida pela Pátria. Homessa! A quantidade de gente que morreu pela Pátria! Só em África... Então agora por isso vão todos lá parar?
Não sei quem lá o pôs. O Mário Soares para ver se depois o punham a ele...? Achei despropositado. Uma coisa é porem-no algures em destaque outra enfiarem-no no Panteão ao lado do Camões, do Albuquerque, do Vasco da Gama, do Garret... enfim, não se percebe.
Os únicos túmulos que têm flores frescas são os da Amália e do Eusébio.







Depois, como a minha irmã tinha 50% de desconto naquela aplicação, The Fork, fomos almoçar a um restaurante caríssimo que saiu barato 🙂 onde comi um creme de lavagante que me limpou a alma...

No comments:

Post a Comment