December 31, 2019

Sempre ouvi dizer que as rosas se devem plantar em dia de nevoeiro




Hoje está um dia de nevoeiro, resolvi plantar umas rosas.

Acontece que quando fiquei doente, há quase dois anos, deixei de cuidar das plantas e flores que tinha na varanda: pimentas, coentros, chá, jacintos... morreu tudo, excepto esta dieffenbachia que não há nada que a mate. Já aguentou dezenas de anos de fumo de tabaco, esqueço-me de a regar, de tirar as folhas mortas, de mudar a terra, vou de férias no Verão e fica à torreira do sol na varanda... nada a mata.Crescem-lhe filhos à toa que dou a outras pessoas... De vez em quando está tão mal que chega a dar uma flor. Acho que se houvesse um desastre nuclear ela sobrevivia... a minha florista diz que ele gosta de mim senão já tinha morrido. Diz que as plantas sentem e que outras morreram porque sentiram a minha doença... não acredito nisso...



Enfim, resolvi replantar algumas coisas e como hoje é dia de nevoeiro e sempre ouvi dizer que as rosas se plantam em dia de nevoeiro, fui à florista e comprei uma dúzia de rosas. Umas brancas e outras de uma tonalidade fucsia bonita.

Guardei 2 para plantar e as outras para por numa jarrinha.

















Pus um bocado de mel numa chaveninha












Fui buscar as duas batatas que comprei para o efeito e fiz-lhes um furo.








Cortei um bocado do caule e a flor, passei o caule pelo mel










... e plantei cada uma num vaso. Enterrei um bocadinho, cobri com terra








... e reguei.






Agora é esperar para começar a crescer o caule e algumas folhas.

Depois mostro se resultou





























As rosas foram para uma jarrinha para alegrar a mesa de trabalho. Aqui parecem encarnadas mas não são.

4 comments: