Estudo revela que escolas públicas preparam melhor para universidade
Neste trabalho, o desempenho das escolas secundárias é avaliado com base nos resultados dos alunos no final do primeiro ano na universidade, sendo que as medidas de desempenho existentes baseadas em exames nacionais no final do ensino médio são complementadas com o desempenho das escolas na preparação dos alunos para o sucesso da universidade.
Para este efeito, foram utilizados dados da Universidade do Porto e da Universidade Católica do Porto, por um período de três anos, correspondendo a mais de 10.000 estudantes de 65 cursos.
Os resultados a que Maria Conceição Silva, Ana Camacho e Flávia Barbosa chegaram revelam que o ranking das escolas elaborado com base nas notas que os seus estudantes tiveram nos exames não tem qualquer relação com o ranking feito com base nos resultados dos estudantes no primeiro ano da universidade. De uma lista de 64 secundárias com alunos colocados em 65 cursos da Universidade do Porto e da Universidade Católica do Porto, as 15 que preparam estudantes com mais sucesso no ensino superior são públicas. Já entre aquelas em que os alunos apresentam menos sucesso ao fim de um ano, 60% são do ensino particular e cooperativo.
Queda do ensino privado no PISA 2018
Ó pá, quando a minha filha andava no Secundário já se sabia quais eram os colégios em Lisboa que davam muito boas notas. Ela teve colegas que até anularam a matrícula e foram para esses colégios.....
ReplyDeleteTodos nós sabemos mas uma coisa é sabermos outra é ser público através de trabalhos independentes.
ReplyDelete